Descubra por que a luz do freio de mão permanece acesa
Se ao sair com o carro você solta o freio de mão, mas a luz indicadora continua acesa, há algum problema. Veja quais podem ser as causas deste defeito e como solucioná-lo.
Passos
1
Para descartar que a origem da falha esteja no comando geral das luzes do carro, verifique se todas as luzes se acendem e se apagam pelo procedimento automático de verificação dos sistemas ao ligar o carro. Se uma das luzes ficar acesa, existe uma falha. Se nunca se acender, você precisa mudar a lâmpada.
2
Pressione o pedal do freio várias vezes, para ver se a luz se apaga.
3
Puxe a alavanca do freio de mão até o ponto mais alto e baixe-a ao ponto de descanso.
4
Se a luz permanecer acesa enquanto você realizar os passos 2 e 3, o problema deve ser menor: um pequeno desajuste mecânico ou um simples fusível em curto.
5
Se a luz permanecer acesa constantemente, observe o nível do depósito do fluido de freios, porque, como não é preciso trocá-lo com frequência, é comum que ele não seja verificado com regularidade. Consulte o manual do seu carro para localizar o depósito no motor.
6
Se o nível do depósito estiver abaixo do mínimo, acrescente mais fluido.
7
Consulte o manual para usar o tipo correto de fluido para o seu carro. Ao encher o depósito, não ultrapasse o nível máximo indicado.
8
Controle periodicamente o nível do fluido depois de completá-lo. Se o nível baixar em pouco tempo, o sistema deve ter um vazamento. Leve o carro logo a um mecânico e evite circular com este problema.
9
Se a luz permanecer acesa o tempo todo, a causa também pode ser um cabo do sistema de freio que não se solta de todo quando você baixa a alavanca ou retira o pé do pedal do freio. Também pode haver uma falha no dispositivo responsável por acender as luzes, que fica pressionado quando você o aciona.
10
Em regiões com inverno muito rigoroso, pode acontecer de a umidade absorvida pelo fluido de freio congelar, desequilibrando a pressão do sistema. Neste caso, a solução consiste em trocar o fluido dos freios e purgar o circuito.
Importante
• O fluido de freio é muito corrosivo. Evite que respingue na roupa e, se cair nas mãos, lave-as com bastante água e sabão. • Não deixe pingar fluido de freio na pintura do carro. Se isso acontecer, limpe imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário